mulher tomando agua com bicarbonato para emagrecimento

Falar de emagrecimento é algo delicado. Ao invés de por em prática as melhores medidas, muitas pessoas que pretendem perder peso nem sempre refletem sobre as atitudes e e acabam colocando sua saúde em risco se expondo a vários problemas que afetam sua qualidade de vida. Uma das medidas que pessoas estão tomando para perder peso é o consumo de bicarbonato de sódio (dissolvido em água ou como parte de um suco), e já de cara avisamos: é um grande erro.

Emagrecimento Inadequado

Não importa quanto, quantas vezes ou como é consumido. O importante é que o bicarbonato de sódio, por si só, não é capaz de promover emagrecimento e muito menos de maneira saudável.

O bicarbonato de sódio e a perda peso. Vou emagrecer?

Não. Beber um copo de água com bicarbonato de sódio não ajuda a perder peso, e não existe estudo algum que prove o contrário. Ao ingeri-lo, ele não vai agir como um “queimador de gordura” capaz de estilizar a figura em tempo recorde, e sim seguir diretamente para o sistema gastrointestinal queimando e irritando todos os tecidos em seu caminho, o que pode causar diferentes problemas de saúde.

Queimar gordura é possível quando se utiliza os suplementos corretos e a dieta ideal para você combinando exercícios e alimentação, entretanto a ideia de “queimar” gordura com uma bebida simples e barata pode parecer uma maneira fácil de perder peso, mas não é de nem um pouco segura e representa um alto custo para a saúde a longo prazo. A mucosa do estômago sofre, especialmente quando o consumo é regular.

Bicarbonato de sodio

Mas enfim, para que é utilizado o bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é uma substância alcalina obtida graças a um processo químico e, como o nome indica, possui um alto teor de sódio. Basicamente é um sal de ácido carbônico que é conhecido como um pó branco fino que se dissolve facilmente na água e em outros líquidos.

Ele é frequentemente utilizado na indústria de panificação e em tudo que precise ser fermentado, pois atua como agente fermentador, ajudando a aumentar o volume da massa. Também pode ser utilizado para limpeza doméstica, pois é abrasivo e ajuda a varrer a sujeira acumulada. Além disso, é desodorizante, o que contribui positivamente para eliminar maus odores. Então, remove manchas, desentope e limpa várias superfícies.

Fora dessas áreas, tem sido usado erroneamente como remédio caseiro para todos os tipos de problemas, desde tratamento de infecções na garganta, dor de estômago, clareamento dos dentes, etc. É um dos “remédios” mais populares que existem, desde que tomado nas formas e dosagens corretas. Entretanto, sua popularidade não indica que seja adequado ao consumo o tempo todo, de forma alguma.

A quantidade de bicarbonato de sódio e a frequência de uso são dois fatores extremamente importantes. Não é o mesmo encontrar uma certa quantidade dessa substância em um produto (como uma pasta de dente) e dissolver uma colher de sopa em um copo de água para fazer um enxaguante bucal caseiro ou qualquer outro remédio. A pasta de dente terá a quantidade certa (e segura) para a substância cumprir sua função, sem causar danos, enquanto no segundo caso, os riscos são inúmeros.

Finalizando.

Portanto, é melhor consultar o médico, melhorar os hábitos de vida, procurar alimentação e suplementação adequada e estabelecer uma relação entre o que seu corpo necessita e os métodos usados para fornecer isso a ele, dia após dia. Só assim atingimos o modelo ideal para perder o peso necessário.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *