Balança com fita métrica com dicas essenciais para emagrecer

Emagrecer é simples, mas fazemos ficar complexo as vezes. Entretando na maioria dos casos, a única coisa que precisamos para voltar aos trilhos é lembrar de algumas questões básicas. Confira algumas dicas essenciais para emagrecer.

1. Coma devagar e não exagere na quantidade.

Parece óbvio essa dica de “não exagerar” mas, junto com a velocidade em que você ingere a comida, fará toda a diferença. Quem tem o hábito de comer rápido não percebe esse sinal de saciedade. Já comer devagar permite que o estômago, quando cheio, avise ao cérebro que já recebeu comida o bastante. Esse aviso ocorre um pouco antes do estômago estar cheio, como se o corpo estivesse avisando que já não precisa de mais comida e se você exagerar poderá lhe fazer mal (e, provavelmente, fará).

Respeitar a saciedade é um dos pontos principais para emagrecer e evitar o ganho de peso. Saciar o estômago com alimento ricos em nutrientes e fibras, como verduras, frutas, carnes em geral e gorduras boas, faz com que o metabolismo funcione melhor e mantém a fome longe por mais tempo.

 

2. Beba mais água durante o dia.

Ingerir muitos líquidos entre as refeições é essencial, pois isso irá ajudar a reduzir a fome e reter menos líquidos porque, quanto mais líquido você ingerir, mais urina seu corpo produz, e com a sua eliminação também saem as toxinas que prejudicam o organismo e o emagrecimento.

Quais líquidos você deve ingerir: água, água de coco, sucos naturais sem açúcar adicionado (não servem os sucos de pacote), chás sem açúcar.

Quais líquidos você não deve ingerir: refrigerantes, sucos de caixinha ou em pó, achocolatados e bebidas alcoólicas.

A quantidade de água que cada um deve consumir varia entre 1,5L e 3L por dia. Se você tem dificuldade em beber água em grandes quantidades, programe-se para tomar em porções menores e mais frequência durante o dia.

 

3. Faça exercícios físicos.

Ao contrário do que a maior parte das pessoas acredita, todo tipo de exercício físico ajuda a perder peso, não apenas os aeróbicos como caminhada, bicicleta e corrida. A musculação também ajuda a emagrecer e ainda traz a vantagem do aumento da massa muscular, o que melhora o metabolismo. Porém, mais importante do que qual tipo de exercício fazer é manter a prática de se exercitar regularmente.

Se você opta por caminhar, por exemplo, faça pelo menos 3 vezes na semana ou mais. Além disso, outras atividades do dia a adia podem auxiliar no processo, por isso experimente subir escadas ao invés de usar o elevador, descer uma ponto antes do trabalho ou da escola e caminhar o restante do percurso, sair para um passeio de 10 min depois do almoço e também levar o cachorro para passear à noite.

 

4. Coma de tudo, mas de olho na quantidade.

O corpo precisa de todos os nutrientes e dietas que proíbem completamente os carboidratos fazem com que o peso aumente novamente pouco tempo depois. Assim, as melhores dicas são:• Evitar o consumo de açúcar simples na rotina diária, tomando café, leite, iogurtes, chás e sucos sem açúcar;

  1. Adicionar 1 colher de sobremesa de sementes no sucos e iogurtes, como linhaça, gergelim e chia;
  2. Comer 5 castanhas ou 10 amendoins por dia;
  3. Escolher apenas uma fonte de carboidrato por refeição, de preferência vindos de alimentos naturais: frutas, batatas, arroz integral, feijão, lentilha, milho e ervilha;
  4. Comer salada crua antes do almoço e do jantar;
  5. Adicionar 1 colher de sopa de azeite extra virgem no almoço e no jantar;
  6. Evitar comer após estar saciado;
  7. Evitar comer por desejo ou por emoções como ansiedade e tristeza.
  8. Mesmo em pequenas quantidades durante o dia, as frutas e legumes fornecem muitas fibras e vitaminas e, por isso, é fonte de saúde e ajuda a emagrecer e perder barriga.

Você pode também conferir neste post alguns excelentes alimentos para auxiliar no processo e acompanhar junto de nossas dicas essenciais para emagrecer!

 

5. Evite ficar com muita fome.

Passar muitas horas sem comer pode fazer com que você escolha alimentos ruins e ricos em calorias ao invés de preparar uma boa refeição. Assim, para evitar ou segurar a fome até fazer uma refeição nutritiva, algumas dicas são:

  • Tenha sempre um pouco de castanhas, amendoim, frutas in natura, frutas secas ou outro snack saudável.
  • No trabalho, deixe 1 iogurte natural integral na geladeira.
  • Use petiscos baseados em legumes ao chegar em casa enquanto prepara o jantar: palitos de cenoura, pepino com abacate amassado e temperado com sal e pimenta, tomate em cubos grandes com uma pitada de sal e azeite, lascas de coco ou 1 ovo cozido.

Caso não seja possível fazer alguma refeição ao longo do dia, simplesmente concentre em manter a qualidade da próxima refeição e use esses pequenos lanches, caso a fome apareça.

Confira também este excelente vídeo sobre o assunto:

 

A última das dicas essenciais para emagrecer: anote sempre!

Se for possível, faça anotações. Ao anotar todas as refeições que fazemos durante o dia, conseguimos ter um panorama do que estamos comendo e assim criar uma consciência maior da dieta para conseguir identificar quais pontos podem ser melhorados e quais hábitos estão sendo positivos ou negativos para o processo de emagrecimento.

Por fim, é sempre importante estar em dia com seus médicos para que tenha certeza de que esteja emagrecendo com saúde.

Para essas e outras dicas, veja mais matérias do nosso site!

Fonte: TuaSaude

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *